Datas das apresentações dos trabalhos

1. As comunicações foram agrupadas, sempre que possível, por proximidade temática.
2. É importante que todos os autores cheguem na hora marcada para o início das apresentações.
3. Cada comunicação terá entre 15min e 20min para apresentação, procure respeitar esse tempo.
4. A data limite para envio de trabalho completo é dia 14 de julho de 2013.
5. O Comitê Científico poderá solicitar aos autores correções no resumo e trabalho completo.
6. Só serão publicados os trabalhos que forem apresentados.
7. Em vermelho estão os trabalhos publicados e não divulgados anteriormente.
8. Dúvidas entre em contato pelo email xviisemanadaeducaçãouerj@gmail.com, ou na UERJ na Coordenação de Graduação (12020B).



COMUNICAÇÕES – SEXTA-FEIRA 05/06/2013 – 
15:30H ÀS 17:30H    
                                                                              
Sala 12 002F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Relações Etnicorraciais na Educação Infantil - Limites e Possibilidades
Leandro Henrique de Jesus Tavares
Viviane da Silva Almeida
Educação Antirracista - Desafios e Possibilidades da Prática Pedagógica
Cinthia de Oliveira da Silva
Pesquisa-Ação: Experiências Compartilhadas e Práticas Antirracistas no Município de São Gonçalo
Luiza Macedo Alves
Nathalia de Mattos Novaes Bon
Redução da Maioridade Penal e Racismo no Contexto da Evasão Escolar
Jorge Luiz de Souza
Violência Escolar
Adriane Matos de Araújo

Sala 12 006F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Entrelugar Educação Infantil-Ensino Fundamental: Espaço Potente de Produção Curricular
Rosalva de Cássia Rita Drummond
“Zip, zip, zap. Minha boca vou fechar...” Tensões entre as culturais infantis e a cultura escolar
Georgete de Moura Barboza
A Atuação do Psicólogo Escolar na Prevenção de Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil
Cristiane Viana da Silva Santos
PROINFANTIL no Município do Rio de Janeiro: Entraves e Conquistas
  Adriano Salviano da Silva Filho
Pensar a Infância a Partir da Perspectiva da Diferença
Larissa Ribeiro Ferro de Araujo

Sala 12 007F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Dialogismo entre Sujeitos/Efeitos e as Verdades e (Im)Possibilidades da EAD
Ana Cláudia Diogo da Silva
Camila Oliveira
Trabalho Docente no EAD:
Bárbara Giarante Carão
A Inclusão de Estudantes do Ensino a Distância com Deficiência Visual no Ciberespaço: Possibilidades e Desafios
Valeria de Oliveira Silva
Edméa Oliveira dos Santos
A Tessitura Colaborativa de Atos de Currículo: Recortes de uma Pesquisa na Disciplina Informática na Educação do Curso Semi-Presencial de Pedagogia da UERJ
Cristiane Marcelino Sant’Anna
Tassiane Viana Nepomuceno
Interfaces e Semblantes na Escola Desbussolada
Thais Helena de Camargo Barros

Sala 12 010F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Ser Professor na Rede Estadual do Rio de Janeiro no Contexto das Políticas Meritocráticas
Thiago Bonfim Casemiro
A (Des) Autonomia do Professor Público
Ranny Fabíola de Andrade Nogueira dos Santos
Novas Propostas Curriculares: A Visão dos/as Professores/as
Natália Beatriz Santos Lima
Políticas Educacionais na Contemporaneidade
Vera Regina Souza dos Santos
O Papel do Professor: Formação e Trabalho Docente Frente às Políticas Educacionais Brasileiras
Luciana Vilaça da Silva

Sala 12 015F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
As Motivações para a Busca do Ensino Formal de Música: Um estudo de Literatura Relacionado a Questionário Escrito
Felipe Pacheco dos Santos
As Frequentes Discussões no Meio Acadêmico sobre o Tema “O que é Educação Física”
Gabriela Fernandes dos Reis
De Futebol e Currículo: Da Pedagogia da Docilidade à Afirmação do Local entre Rio de Janeiro e Buenos Aires
Julio Cesar de Lima Bizarria
Ensino da Dança Criativa: Uma Possibilidade de Educação Integradora
Saulo Eduardo Teixeira de Oliveira
Chana Fernanda Alves Martins
A Importância da Dança Criativa para o Desenvolvimento Escolar de Crianças da Comunidade da Ladeira dos Tabajaras em Copacabana
Helen Cristian Santos Gonçalo

Sala 12 016F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Graffiti, Identidades e Educação Patrimonial: Um Olhar sobre o Local
Leonardo Perdigão Leite
Perversão e Subversão: Currículo de Artes X Alunos
Pâmela Souza da Silva
O Gênero Corporal no Cotidiano Escolar, por uma não Compartimentalização dos Sujeitos. Pensando a Invenção Curricular por um Viés Estético
Anadelhi Figueiredo Santos
Da Ilustração à Imaginação : A Relação entre Texto e Imagem Literatura Infantil Paradidática
Estela Aparecida Martins

Sala 12 032F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Os problemas de comportamento da criança e do adolescente (na família e na escola) segundo as concepções de Ofélia Boisson Cardoso (1943 – 1968)
Luiza Fernanda Oliveira da Silva Linhares
Professor Roberto Faria (1942-2011): um intelectual formador no Colégio Leooldo Oscar Stultz
Marilene Alves Maia
A Dimensão Educativa do Impresso na Correspondência entre José Olympio e Raquel de Queiroz.
Jenifer da silva Santos
Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza
Apresentação e análise de escritos biográficos sobre Francisca Julia da Silva
Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco

Moral Cristã e Educação: Um estudo sobre as concepções educacionais de Laura Jacobina Lacombe.
Viviane de Carvalho Teixeira


Sala 12 050F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Narrativas Digitais na Formação de Professores que Contam “Contos” e Aumentam Pontos, Autorias, Compartilhamentos , Cocriações
Beatriz Lorena Ramos da Cruz Santos
A Educação que Você Assiste Não é a Educação que Você Faz: Professores-Autores Fazem Reas no Youtube
Beatriz Lorena Ramos da Cruz Santos
Formação Docente, Cinema, Imagens e Suas Significações
Stephany Rocha
Izadora Agueda
Desenvolvimento de Mídias Digitais: A Potencialização do Processo de Constituição de Conhecimentos e Valores
Célia Catharine Santos de Oliveira
Lhays Marinho da C. Ferreira
Salas de Aula em Tempos de Cibercultura : Práticas de Educação Online
Tassiane Viana Nepomuceno

Sala 12 088 (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
O papel do lúdico
Marcela Conceição Cavalcante de Queiroz
O LÚDICO E A PROFISSÃO DOCENTE
Marina Falcão Lima de Magalhães
A ENTRADA DA CRIANÇA E SUA FAMÍLIA NA CRECHE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DANIELE VIEIRA DE AZEVEDO
O habitus familiar e sua relação com a agressividade infantil na escola
Raphael Silvano Ferreira Silva

Sala 12 120F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
REGISTRO DE MEMÓRIA SOBRE O FAZER DOCENTE_EM QUE MEDIDA A NARRATIVA MEMORIALÍSTICA PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Larissa Jacintho Moreira Gama

Cartilhas: Higienização dos costumes; prescrições para a felicidade
Michele Rodrigues Bezerra
Alfabetizando naturalmente: uma experiência de educar no Brasil dos anos 1970.
Luisa Maria Delgado de Carvalho
Escravas de ganho, comércio e sociedade na cidade do Rio de Janeiro: 1808-1850
Izabela Vidal Fernandes
 Anarquismo no Brasil: educação, cultura e sindicalismo
Gabriel Otoni Calhau Martins

Sala 12 124F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
MEMORIA E PRATICAS MUSICAIS DE PIABETA
Artur Costa Lopes
Ciência e Fé na História da Educação Brasileira

ALINE DE MORAIS LIMEIRA
FATIMA APARECIDA DO NASCIMENTO
Escola Guatemala: refletindo sobre uma experiência educacional nos anos 1950
Fabrícia Lopes

O REDUCIONISMO DO PAPEL EDUCATIVO DA LEI
Joana Simony de Souza de Lima
Carlos Lima
Constituição do movimento estudantil chileno: uma luta política em função das demandas de qualidade, equidade e a gratuidade da educação.
Luis Leal Cuevas

 Sala RAV 122 F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
FORA DE CENA, MAIS UM OLHAR SOBRE OS JOVENS DA EJA
Eduardo Silva dos Santos
REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA EJA DA REDE MUNICIPAL DE MESQUITA/RJ: DESCOLONIZAÇÃO DO PODER?
ELISÂNGELA BERNARDES DO NASCIMENTO

REFLEXÕES E DISCUSSÕES  SOBRE A EDUCAÇÂO DE  JOVENS  E ADULTOS
ANA CRISTINA VOIGTEL DE PAULA
VOZES E IDEIAS DE PROFESSORES(AS) NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESTRUTURA PEDAGÓGICA DA EJA
WILLIAM RODRIGUES BARBOSA
ELISÂNGELA BERNARDES DO NASCIMENTO
REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE DE ENSINO DO PROEJA EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS: TENSÕES E DESAFIOS
Jupter Martins de Abreu Júnior

Ética e educação na formação de docentes para atuar com jovens e adultos
Stella Alves Rocha da Silva 
Andrea Ribeiro Mendes



COMUNICAÇÕES – SÁBADO -  06/06 /2013 – 8:30H ÀS 10H

Sala 12 002F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
DISCUTINDO O RACISMO BRASILEIRO PARA A APLICAÇÃO A LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR
Cristiano Sant'Anna de Medeiros

Relações Etnicorraciais e Educação: Reflexões Sobre o Cotidiano Escolar
Luiza Macedo Alves

Questões Afro-brasileiras e indígenas: experiências de uma professora de ensino médio em sala de aula.
Ana Rita de Brito

Sala 12 006F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
A auto-imagem dos estudantes nas relações cotidianas com a escola
Rosana da Silva Pinto
 O Caminhar de uma Pesquisa com os COTIDIANOS DA UNIVERSIDADE
Ana Letícia Vieira

 Tia, sexta feira vai ter filme? As redes de saberes sobre gênero a partir da experiência do cinema com alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental
 MARIA CECILIA SOUSA DE CASTRO

 “A massinha cor de rosa é para ela, porque ela é menina!” – IMPLICAÇÕES CULTURAIS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLARIZAÇÃO
 Beatriz Brasil Kort Kamp



Sala 12 010F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
 A opção política e a sala de aula
 Aline Silveira Tamesrão

Igualdade das Inteligências: Outra possível maneira de se pensar a relação entre professores e alunos?

Carolina Fonseca de Oliveira
Hada Nivyan Rodrigues Marques
 ENSINO COLABORATIVO SOB O OLHAR DE UMA ESTÁGIARIA MEDIADORA NO COTIDIANO ESCOLAR
 Suzanli Estef da Silva

 CURRÍCULO E EDUCAÇÃO: EM DIREITOS HUMANOS E AMBIENTAL
Guilherme do Nascimento Pereira

Sala 12 015F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
A interdisciplinaridade na educação ambiental no ensino  das ciências
Renata Nassar
Elza Neffa
PARES: DIÁLOGOS, PARCERIAS E INTERAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR.
Flávia Maria de Menezes
Priscila de Oliveira Dornelles Machado
 ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES (ENFF/MST) E A EDUCAÇÃO PENSADA COMO HEGEMONIA
 CARLOS EDUARDO REBUÁ OLIVEIRA
 O instituto Nacional de Estudos Pedagógicos :institucionalização da prática investigativa em Educação
 Alexandre Augusto e Souza

 

Sala 12 016 F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
 Qualidade na escola e qualidade da escola: o impacto das avaliações externas em duas escolas

Claudia de Souza Lino
 A Participação da Família no Ambiente Escolar
Thaís de Oliveira Trindade
 ITINERÁRIO DE UMA PESQUISA
 Ana Cristina Menegaz dos Santos Carpi
A qualidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições escolares: realidades que ora se aproximam, ora se distanciam
Andréa de Andrade Lopes
Ana Cristina Voigtel de Paula

Sala 12 050F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
9.560.000 Imagens em 0,09 Segundos: um olhar sobre as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da Internet
Dilton Ribeiro do Couto Junior

EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: JOVENS E A POSSIBILIDADE DE SE ASSUMIREM COMO PRODUTORES DE CULTURA E SUJEITOS ATIVOS PELA INTERATIVIDADE DAS MÍDIAS PÓS-MASSIVAS
Pollyana Fernandes de Faria Machado

O blog e a aprendizagem significativa: conexões possíveis
Vanessa Gonçalves Vieira
Nativos Digitais
Gabriel Moura Souza Miranda Rodrigues


Sala 12 088F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores

Estados de escrita – um estudo interdisciplinar
Alyne Ferreira Gonçalves
Ana Carolina Gomes Ferreira Fonseca
O livro de imagem na literatura para crianças e jovens: a produção do conhecimento no cotidiano escolar
Marlene Nunes Ferreira
SUBVERSÕES POSSÍVEIS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Ana Letícia Vieira
Políticas educacionais e a busca de um “Admirável mundo novo”.
Karina Lima Brito
Linguagem e Subjetividade na Cultura Cibernética: relações e reflexões
Patrícia de Cássia Pereira Porto

Sala 12 120F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
PRÁTICAS EDUCATIVAS E  PROJETO POLÍTICO-pEDAGÓGICO: UMA RELAÇÃO (DES)VINCULADA NO COTIDIANO da ESCOLA
Sonia Maria Cerqueira de Brito
Tania de Assis Souza Granja
CONSELHO DE CLASSE E PROCESSOS AVALIATIVOS: O CASO CABO FRIO
Rosana Leitão da Cunha
A atuação do Pedagogo na Orientação Educacional
Anna Paula M. Farias
Vanessa Lima Franco
Atuação do pedagogo em ambiente Hospitalar.

Nathália Pires Nogueira  

Sala 12 124F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
Os Professores Por Eles Mesmos
Adriena Casini da Silva
Meu nome, minha família: identidade, memória, leitura e escrita.

Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento
Indentidade Nacional e Globalização : Um Processo em construção na Pós-Modernidade
                            
Simone Regina de Oliveira Ribeiro
O sentido foucaultiano presente nos trabalhos acadêmico na construção da identidade do sujeito deficiente
Viviane Fonseca Carneiro


Sala RAV 122  F (12º andar)
Título do Trabalho
Autores
DO CINISMO DOS VIDENTES: SOBRE A ADAPTAÇÃO DE ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
LEILA RODRIGUES OLIVEIRA DE LIMA BIZARRIA

Programa Rompendo Barreiras / UERJ - A permanente luta pela inclusão
Shirlei Barros do Canto
OS PASSOS DA INCLUSÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO

Sandra Maria Martins de Castro
Dalva de Carvalho Rezende
A constituição de práticas para favorecer a inclusão em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Amanda Carlou Andrade Santos

O Atendimento educacional especializado nas salas de recurso como apoio ao processo ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
Helena Maria Alves Moreira




PÔSTER – SEXTA – 05 /06/2013 – No Hall 12º andar
O autor deverá deixar exposto o pôster de sua autoria no mínimo de 15h às 19h.
Às 17:30h um professor irá percorrer as apresentações.

Título de Trabalhos
Autores
Projeto Mãos Dadas
Maria Inês de Carvalho Delorme
Qualidade e Metomínia: Camadas de um discurso educacional em tempos de avaliações padronizadas
Luciane Pelagio Costa de Melo
Inclusão Escolar de alunos com deficiência intelectual
Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
Vanessa Cabral da Silva Pinheiro
Um exemplo de como a comunicação alternativa e ampliada pode auxiliar na independência de uma aluna
Thayana Audi Von haehling Lima
Raquel Lanine da Silva Campos
Plano de Ensino Individualizado: uma estratégia para a escolarização de alunos com deficiência intelectual
Carla Fernanda Oliveira de Siqueira
Memória e História da Alfabetização
Polyana de Araujo Silva
Jaqueline Regina Mota da Costa
Pegada Ambiental: reflexões sobre a inclusão da Educação Ambiental na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro
Cláudio Gulla
Elza Neffa
A Formação continuada de Professoras Alfabetizadoras
Madeleine Pereira de Souza
Adriana dos Santos Souza Pereira
Ambientes colaborativos de aprendizagem e suas potencialidades de uso na educação
Raquel Silva Barros
O professor na pós-modernidade e a crise de identidade
Polliana Pereira Lisboa
Ateliê Infância e Filosofia: ambiente para pensar a infância na contemporaneidade
Anna Paula Marques Farias
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino
O EJA como campo de formação docente: reflexões, questões emergentes no subprojeto Pedagogia UERJ/Maracanã e o PEJA
Claudemira Alves
Daniel Castiajo
A Relação família creche: a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
Sarah M. Oliveira
Priscila V. de Freitas






PÔSTER – SÁBADO – 06 /06/2013 – No Hall do 12º andar
O autor deverá deixar exposto o pôster de sua autoria no mínimo de 8:00h as 12h.
Às 10:30h um professor irá percorrer as apresentações.

Título de Trabalhos
Autores
A leitura e a escrita na creche: práticas pedagógicas de uma professora pesquisadora
Ana Carolina Lacorte Lima
Mapeamento de Conhecimentos de Educadores Sobre o Desenvolvimento Global de Bêbes de 0 a 2 anos
Ana Luiza Branca Martins de Pádua Figueiredo
Lorena Peixoto de Sá
A importância do PIBID na Formação de Educadores e Educadoras de EJA
Luanda Carolina dos Santos
Luiz Felipe da Silva Viana
Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita – Fale São Gonçalo
Rosilda Ferreira da Costa
Jaqueline Conceição Ferreira
Discussões acerca do profissional de educação infantil
Thamires Blaz Gonçalves
Os limites da Biografia: três perspectivas sobre Coelho Netto
Shayenne Schneider Silva
O cotidiano da alfabetização
Joseli Almeida da Silva Damas
Thais Rodrigues de Moura
Literatura surda: um caminho para a construção de identidades

Priscila Costa Lemos Barbosa
Vanessa Gomes Teixeira
O passado para entender o presente
Márcia Braz
Meu nome, minha família: identidade, memória, leitura e escrita
Ana Paula Cavalcante Lira do Nascimento
Anna Paula Marques Farias
A educação no regime militar
Jenifer Ariana Castilho Moraes
Mônica Pires da Silva
Unidade de Educação Infantil Universitária: espaço da infância na contemporaneidade
Barbara Fernandes Bersot
Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino




16 comentários:

  1. diz aqui que até o final do dia o resultado dos trabalhos seriam postados,mas já é quase meia noite e até agora não há nada, quando teremos o resultado?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o resultado tb, pois dependo de uma dispensa de ponto para sexta -feira dia 05/06. Att

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA,

    TAMBÉM GOSTARIA DE SABER O RESULTADO E COMO FICOU O DIA E HORÁRIO....OBRIGADA CRISTIANE

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, como as colegas, preciso saber também quando será minha apresentação para me organizar no trabalho. Por favor, postem o quanto antes...

    Att.

    ResponderExcluir
  5. E o resultado? Não posso pedir dispensa no trabalho em cima da hora, como faço para obter esta informação?

    ResponderExcluir
  6. Preciso saber dia e horário de apresentação de posteres. Desde já agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir
  7. Só saiu o resultado dos posteres??? att

    ResponderExcluir
  8. Por que a minha comunicação não foi aprovada?! No dia 09/06 não consegui fazer a inscrição no blog de vocês, pq a ficha não aparecia mais. Mandei as fichas de inscrição da minha colega e o meu, juntamente com os comprovantes de pagamento e o trabalho. Espero uma resposta urgentemente.

    ResponderExcluir
  9. Meu trabalho não foi aprovado , mas tem uma colega que vai falar sobre o mesmo assunto, a Pedagogia Hospitalar. Que bom!! Boa sorte para todos!! abraços

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde!

    Será divulgada a data de cada apresentação?

    Grata desde já

    ResponderExcluir
  11. Aos organizadores , bom dia!
    Mais uma eu vez, peço que a clara informação sobre os dias de apresentação dos posteres, separadamente, por nomes dos autores. Hora, do que adianta o trabalho ser aprovado, se não há informações concretas para que as equipes possam se organizar? Por favor, preciso saber dia e horário da apresentação. Mais uma vez muito obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  12. Queridos!!! Meu nome é Adriane Matos de Araujo, entreguei o trabalho no prazo para Comunicação Oral, paguei a inscrição, todo ano participo, utilizei os mesmo padrões, gostaria de saber porque meu trabalho não foi aprovado, ou pelo menos, não consta na lista!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá, qual serão os horários das apresentações?

    ResponderExcluir
  14. Já são quase 3 horas da manhã de 5ª feira, véspera do início do evento, e até agora nada dos locais e horários das apresentações das comunicações aprovadas! Está acontecendo algum problema? Eu preciso de me organizar quanto aos horários! Estão precisando de algum tipo de ajuda? Ou o cansaço não está deixando eu ver onde estão estas informações? Abçs

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, eu sou a Lorena Peixoto de Sá e vou apresentar meu trabalho em forma de pôster. Agora pela manhã, ví que o resultado dos dias e horarios das comunicações já saiu. Quanto as apresentações de pôster não vi nada a respeito. Como ficou resolvido? Preciso me organizar quanto ao horário e dia de apresentação. Peço para que coloquem no site os resultados de pôster também. Agradeço desde já !!!

    ResponderExcluir
  16. as apresentações estão com o mês certo? (julho) porque no site está mês 6.

    ResponderExcluir