Orientações Gerais
para inscrição em oficinas e minicursos:
1. Você poderá se inscrever em no máximo 2 oficinas (uma na sexta e
outra no sábado cada um com 2h de duração) ou em 1 minicurso (que
acontecerá na sexta e no sábado - totalizando 4h de duração).
2. O número máximo em cada oficina ou minicurso é de 20 participantes.
A ocupação acontecerá pela ordem das inscrições.
3. Nos dias do evento você poderá se inscrever, havendo disponibilidade
de vagas.
4. Os participantes das oficinas e minicursos receberão um certificado
específico por essa participação, após o evento.
Atenção para realizar a inscrição em oficinas ou Minicursos por favor realize a inscrição no evento.
Oficinas:
Sexta-feira - dia 05/07
Oficina
1 - Religiosidade,
ensino infantil e material didático – Profa. Maria Alice Rezende
Gonçalves (EDU/UERJ); Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ); Cristiano Cardoso da
Silva (UERJ/SME)- Esta oficina tem como objetivo apresentar o processo de produção do
vídeo “A lenda da criação do mundo e dos orixás”, que tem como objetivo
discutir a religiosidade afro-brasileira em uma linguagem infantil. Este
vídeo foi produzido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade de
Educação (NEAB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e é o terceiro
volume da Coleção “A lei 10639/03 e a formação de educadores” dedicada a
todos os interessados na cultura afro-brasileira e sua introdução no cotidiano
escolar. O tema central do vídeo é uma lenda de origem africana/yorubá mantida
viva pela tradição oral no Brasil.
Oficina
2 - Consumo: “Você
consome o que?” – Profa. Elza Neffa (EDU/UERJ); Claudio Gulla (UERJ); Renata
Nassar (UERJ); Livia Abdala (UERJ) - Esta oficina pretende sensibilizar
a comunidade acadêmica sobre as práticas capitalistas relacionadas à aquisição
de produtos e de serviços que aumentam os impactos sobre o meio ambiente.
Pretende, outrossim, analisar questões relacionadas ao consumo que direcionam
as atitudes cotidianas dos seres humanos e se refletem no desequilíbrio
socioambiental.
Oficina
3 - Arte, imagem e
contemporaneidade – Profa. Marcela Gaio (SME e Colégio
Santo Inácio) - A oficina pretende desenvolver um trabalho relacionado às visualidades
expostas na contemporaneidade e às artes visuais, problematizando seu potencial
artístico e educativo através de atividades diversificadas para grupo de
professores em formação. Reproduções de obras de arte e imagens do cotidiano
serão utilizadas como objetos de análise e de intervenção trazendo à tona
discussões sobre o uso das imagens no processo educativo e o olhar atento e
sensível do educador ao material visual que o mundo contemporâneo disponibiliza
e que invade a escola. Materiais necessários: caneta hidrocor (várias
cores); lápis de cor; revistas; papel vegetal (A4); lápis 6B; tesoura; cola
branca; papel canson A4; giz de cera (Obs: a organização do evento
providenciará os materiais; os participantes deverão providenciar as
revistas)
Oficina
4 - Brincar no Fundamental é fundamental! – Profa. Maria Inês
Delorme (EDU/UERJ)- Essa oficina tem como objetivo
dar visibilidade aos alunos de Pedagogia, em especial para aqueles com
interesse em Educação Infantil, sobre a necessária aproximação entre os
conhecimentos acadêmicos e a ação pedagógica que se dá nas creches, EDIs,
pré-escolas e séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública
municipal do Rio de Janeiro. Para isso, o viés da Ludicidade precisa
costurar e garantir uma relação de continuidade feliz e exitosa, entre a
Educação Infantil (Turmas de pré-escola I e II) e o 1o. ano do Ensino
Fundamental, pelo menos. Tem como base um projeto de formação
continuada que vem sendo desenvolvido com professores da rede municipal,
em que a questão da ludicidade e da brincadeira estão diretamente
imbricadas com a questão do letramento, de conceitos e de práticas de
leitura e de escrita, permeados pela valorização das narrativas, do
protagonismo e da participação efetiva das crianças.
Oficina
5 - Trabalhos
acadêmicos: escrita e normas – Profa. Paula Cid
Lopes (EDU/UERJ) – A proposta da oficina é de trabalhar nos seguintes
eixos: elaboração de textos acadêmicos; linguagem adequada; diferenciação
textual dos trabalhos científicos; normas.
Oficina
6 - Encontro com a juventude – Profa. Mírian Paúra S. Grinspun(EDU/UERJ) - Esta oficina- que tem
como estrutura básica a realização de um sociodrama - tem por objetivo
trabalhar com as representações sociais dos jovens/alunos a partir de três
núcleos /áreas de interesses dos mesmos: valores dos jovens ; tecnologias
atuais; mundo do trabalho. Distribui-se a turma em três grupos, cada um
ficando em torno de quatro a cinco alunos que terão que
"representar" a temática escolhida, após um tempo dado
para a preparação. Após as apresentações serão debatidos, analisados os
principais dados que emergiram do sociodrama realizado. A professora fará então
uma síntese do sociodrama enfocando o que foi mais significativo-
para os jovens e com os jovens- neste pequeno encontro com a juventude.
Sábado - dia 06/07
Oficina
7 - Oficina de contos e bonecos para educadores – Profa.e arte
educadora Maria Cristina Silva (Colégio Santo Inácio) - Os participantes da
oficina terão a oportunidade de debater sobre a utilização dos contos em sala
de aula, suas características e técnicas, assim como participar de dinâmicas e
vivências. Também aprenderão a construir e manipular um boneco de meia que pode
ser utilizado como instrumento lúdico em sala de aula.os participantes
deverão providenciar 1 par de meia de cano longo, retalhos e/ou resto de lã e
tesoura.
Oficina
8 - "Eu me remexo muito!" ou Sobre como filmes infantis nos
dizem de relações de gênero e sexualidades - Simone Gomes da Costa
(mestranda ProPEd/UERJ) - Esta oficina tem por objetivo
problematizar agenciamentos presentes nos conteúdos de alguns filmes infantis
que constituem redes de saberes e criação de subjetividades, entendo-os como
disparadores de processos de subjetivação de gênero e sexualidades. Pretendemos
refletir sobre a maneira como a cultura, principalmente a cultura audiovisual,
possui uma forma educacional de difundir valores, gostos e significados,
buscando legitimar posições de sujeitos e reforçar binarismo na constituição
desses sujeitos, tais como homem/mulher, bonito/feio, bom/mau, etc.
Oficina
9 - Quando o
assunto é prevenção - dialogando com os jovens acerca das doenças
sexualmente transmissíveis – Profa. Thelma
Spindola (Faculdade de Enfermagem UERJ) e colaboradores: Profa. Maria Regina
Pimentel (UERJ); Prof. Marcio Tadeu Francisco (UERJ); Haissa Borges d'Amaral
(UERJ); Lais de Andrade Rosa (UERJ); Raquel de Oliveira Wilken (UERJ) – A oficina situa-se como uma atividade de extensão que tem o propósito de
discutir com os jovens universitários acerca da sexualidade e a prevenção de
doenças sexualmente transmissíveis. A proposta é fazer com que os jovens
reflitam sobre o comportamento sexual e os riscos a que ficam expostos quando
praticam sexo inseguro.
Minicursos (Sexta-feira e sábado):
Minicurso
1 - Cibercultura,
subjetividades e práticas escolares: situando os novos sujeitos da educação – Helenice
Mirabelli Cassino Ferreira (doutoranda ProPEd/ UERJ), Dilton Ribeiro do
Couto Junior (UERJ), Ana Carolina Pereira da Silva Rosa (UERJ), Rafael
Arosa de Mattos (UERJ) e Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves (UERJ) - Os modos de viver na
contemporaneidade são diretamente afetados pelas dinâmicas que se estabelecem a
partir do desenvolvimento das tecnologias digitais e das conexões em rede, que
constituem a cultura – ou cibercultura – dos novos contextos sociotécniocos.
Conceitos como mobilidade, ubiquidade, locatividade, convergência, hipermídia,
compartilhamento, redes sociais da internet e ciberativismo estão na pauta
daqueles que tentam entender as práticas sócio-culturais e constituições de
subjetividades dos jovens sujeitos para pensar ações educativas que estejam em
sintonia com o nosso tempo histórico. Entender os usos das tecnologias
não pelo viés instrumental, mas como fator que se constitui como cultura é,
portanto, a proposta de reflexão deste mini-curso, que trará para a discussão
alguns estudos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do grupo
“Infância, Juventude, Educação e Cultura” do ProPEd UERJ.
Minicurso
2 - Política de
proibição às drogas e educação: aspectos da pedagogia do medo – Profa. Maria de Lourdes
Silva (EDU/UERJ) e Jonatas Carvalho (LEDDES/UERJ) - Este minicurso visa
analisar aspectos pedagógicos da política de proibição às drogas adotadas ao
longo do século passado no Brasil. Resultado do alinhamento brasileiro às
políticas de proibição às drogas encabeçada pelos Estados Unidos, estas se
caracterizam pela tentativa de exterminar violentamente um conjunto específico
de drogas da experiência humana. Observaremos o papel pedagógico de tais
iniciativas tomando como foco de análise os contextos políticos nos quais o
problema das drogas foi criado assim como seus propósitos. O objetivo é trazer
a complexidade do tema para o campo da educação e dos educadores evidenciando a
necessidade da informação e da participação da área nos debates em curso.
Minicurso
3 - Educação
mitopoética – Prof. Diogo Santos (EDU/UERJ) - Sabemos que Homero
foi conhecido na Grécia antiga como aquele que educou os gregos. Homero foi um
mítico bardo que teria composto entre outras obras a Ilíada e
a Odisséia, marcos fundadores da cultura helênica e também da
cultura literária e filosófica do ocidente. É estranho a nós, homens modernos,
pensar que a educação de todo um povo e a formação de toda uma civilização cabe
a obra de um poeta mítico. Para pensarmos o que seria essa constituição devemos
pensar: o que seria o mito e o que seria uma educação pelo mito?
Minicurso
4 - O momento de
entrada da criança e sua família na creche – Profa. Vera M.R. de Vasconcellos (EDU/UERJ) e Daniele V. de Azevedo
(NEI:P&E/UERJ) - O minicurso convida a discutir o momento de entrada
da bebê/criança e sua família na creche. O objetivo é pensar o
processo de desenvolvimento dos bebês e as relações creche-famílias e
professores/educadores-famílias, privilegiando as interações criança-criança e
criança-educador. Nosso objetivo é discutir a necessidade de um processo
diferenciado de entrada da criança e sua família na creche (inserção),
entendendo este como um momento novo e delicado para todos, inclusive
educadores (em formação ou formados) e a importância do processo de inserção na
relação creche-família.
Minicurso
5 - Lidando com a
diversidade em sala de aula: práticas de inclusão - Suzanli Estef (FAETEC); Vera Lúcia Alves dos Santos (FUNDEC); Cristina
Angélica Mascaro (FAETEC e UERJ); Márcia Marin (CPII e UERJ); Carla Fernanda
Siqueira (UERJ); Nathália Eugênio (UERJ); Raquel Lanine (UERJ) - Diferenciações pedagógicas traduzem buscas e práticas vivenciadas em
processos de inclusão escolar. Acolher a diversidade e promover a equidade são
ações necessárias à educação atual. Diferenças significativas nos processos de
aprendizagem existentes na sala de aula exigem respostas educativas que
favoreçam a todos os alunos. Em razão dessas demandas, este minicurso se propõe
a: abordar aspectos teóricos referentes à inclusão escolar e diferenciação
pedagógica; promover experiências de sensibilização e conscientização acerca de
possibilidades e diferenças; apresentar materiais adaptados e estratégias de
adequações para o ensino.
Minicurso
6 - Áreas e perímetros de
figuras planas: o uso das Réguas de Cuisinaire - Dora Soraia Kindel (UFRRJ) - O objetivo deste minicurso é problematizar o
conceito de área e perímetro. Como elemento mediador da aprendizagem,
utilizaremos as Réguas de Cuisinaire, um material didático estruturado
disponível em várias escolas e no mercado e também de fácil confecção. Como educadores, além de pensar no tipo de tarefa, também devemos
reconhecer a importância da análise dos diferentes processos de raciocínio dos
nossos alunos, seja quando eles estão interagindo com a tarefa individualmente
ou coletivamente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, Brasil –
1997) embora apresentem boas contribuições de conteúdo e objetivos, deixa uma
lacuna no que se refere a reflexões mais profundas sobre o ensino e
aprendizagem em Geometria em sala de aula.
Atenção para realizar a inscrição em oficinas ou Minicursos por favor realize no Local do Evento - Sala 12039 F.
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