Oficinas e Minicursos

Orientações Gerais para inscrição em oficinas e minicursos:
1. Você poderá se inscrever em no máximo 2 oficinas (uma na sexta e outra no sábado  cada um com 2h de duração) ou em 1 minicurso (que acontecerá na sexta e no sábado - totalizando 4h de duração).

2. O número máximo em cada oficina ou minicurso é de 20 participantes. A ocupação acontecerá pela ordem das inscrições. 

3. Nos dias do evento você poderá se inscrever, havendo disponibilidade de vagas.

4. Os participantes das oficinas e minicursos receberão um certificado específico por essa participação, após o evento.

Atenção para realizar a inscrição em oficinas ou Minicursos por favor realize a inscrição no evento.
Oficinas:
Sexta-feira - dia 05/07
Oficina 1 - Religiosidade, ensino infantil e material didático – Profa. Maria Alice Rezende Gonçalves (EDU/UERJ); Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ); Cristiano Cardoso da Silva (UERJ/SME)- Esta oficina tem como objetivo apresentar o processo de produção do vídeo “A lenda da criação do mundo e dos orixás”, que tem como objetivo discutir a religiosidade afro-brasileira em uma linguagem infantil.  Este vídeo foi produzido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade de Educação (NEAB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e é o terceiro volume da Coleção “A lei 10639/03 e a formação de educadores” dedicada a todos os interessados na cultura afro-brasileira e sua introdução no cotidiano escolar. O tema central do vídeo é uma lenda de origem africana/yorubá mantida viva pela tradição oral no Brasil.
Oficina 2 - Consumo: “Você consome o que?” – Profa. Elza Neffa (EDU/UERJ); Claudio Gulla (UERJ); Renata Nassar (UERJ); Livia Abdala (UERJ) - Esta oficina pretende sensibilizar a comunidade acadêmica sobre as práticas capitalistas relacionadas à aquisição de produtos e de serviços que aumentam os impactos sobre o meio ambiente. Pretende, outrossim, analisar questões relacionadas ao consumo que direcionam as atitudes cotidianas dos seres humanos e se refletem no desequilíbrio socioambiental.
Oficina 3 Arte, imagem e contemporaneidade – Profa. Marcela Gaio (SME e Colégio Santo Inácio) - A oficina pretende desenvolver um trabalho relacionado às visualidades expostas na contemporaneidade e às artes visuais, problematizando seu potencial artístico e educativo através de atividades diversificadas para grupo de professores em formação. Reproduções de obras de arte e imagens do cotidiano serão utilizadas como objetos de análise e de intervenção trazendo à tona discussões sobre o uso das imagens no processo educativo e o olhar atento e sensível do educador ao material visual que o mundo contemporâneo disponibiliza e que invade a escola. Materiais necessários: caneta hidrocor (várias cores); lápis de cor; revistas; papel vegetal (A4); lápis 6B; tesoura; cola branca; papel canson A4; giz de cera (Obs: a organização do evento providenciará os materiais; os participantes deverão providenciar as revistas)
Oficina 4 - Brincar no Fundamental é fundamental! – Profa. Maria Inês Delorme (EDU/UERJ)- Essa oficina  tem como objetivo dar visibilidade aos alunos de Pedagogia, em especial para aqueles com interesse em Educação Infantil, sobre a necessária aproximação entre os conhecimentos acadêmicos e a ação pedagógica que se dá nas creches, EDIs, pré-escolas e séries iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Para isso, o viés da Ludicidade precisa costurar e garantir uma relação de continuidade feliz e exitosa, entre a Educação Infantil (Turmas de pré-escola I e II) e o 1o. ano do Ensino Fundamental, pelo menos.  Tem como base um projeto de formação continuada que vem sendo desenvolvido com professores da rede municipal, em que a questão da ludicidade e da brincadeira estão  diretamente imbricadas com a questão do letramento, de conceitos e de práticas de leitura e de escrita, permeados pela  valorização das narrativas, do protagonismo e da participação efetiva das crianças.            
Oficina 5 - Trabalhos acadêmicos: escrita e normas – Profa. Paula Cid Lopes (EDU/UERJ) – A proposta da oficina é de trabalhar nos seguintes eixos: elaboração de textos acadêmicos; linguagem adequada; diferenciação textual dos trabalhos científicos; normas.
Oficina 6 - Encontro com a juventude – Profa. Mírian Paúra S. Grinspun(EDU/UERJ) - Esta oficina- que tem como estrutura básica a realização de um sociodrama -  tem por objetivo trabalhar com as representações sociais dos jovens/alunos a partir de três núcleos /áreas de interesses dos mesmos: valores dos jovens ; tecnologias atuais; mundo do trabalho. Distribui-se a turma em três grupos, cada um ficando em torno de quatro a cinco alunos que terão que "representar" a temática escolhida,  após um tempo dado para a preparação. Após as apresentações  serão debatidos, analisados os principais dados que emergiram do sociodrama realizado. A professora fará então uma síntese do sociodrama  enfocando o que foi mais significativo- para os jovens e com os jovens- neste pequeno encontro com a juventude.

Sábado - dia 06/07
Oficina 7 - Oficina de contos e bonecos para educadores – Profa.e arte educadora Maria Cristina Silva (Colégio Santo Inácio) - Os participantes da oficina terão a oportunidade de debater sobre a utilização dos contos em sala de aula, suas características e técnicas, assim como participar de dinâmicas e vivências. Também aprenderão a construir e manipular um boneco de meia que pode ser utilizado como instrumento lúdico em sala de aula.os participantes deverão providenciar 1 par de meia de cano longo, retalhos e/ou resto de lã e tesoura.
Oficina 8 - "Eu me remexo muito!" ou Sobre como filmes infantis nos dizem de relações de gênero e sexualidades - Simone Gomes da Costa (mestranda ProPEd/UERJ) -  Esta oficina tem por objetivo problematizar agenciamentos presentes nos conteúdos de alguns filmes infantis que constituem redes de saberes e criação de subjetividades, entendo-os como disparadores de processos de subjetivação de gênero e sexualidades. Pretendemos refletir sobre a maneira como a cultura, principalmente a cultura audiovisual, possui uma forma educacional de difundir valores, gostos e significados, buscando legitimar posições de sujeitos e reforçar binarismo na constituição desses sujeitos, tais como homem/mulher, bonito/feio, bom/mau, etc.
Oficina 9 - Quando o assunto é prevenção - dialogando com os jovens acerca das doenças sexualmente transmissíveis – Profa. Thelma Spindola (Faculdade de Enfermagem UERJ) e colaboradores: Profa. Maria Regina Pimentel (UERJ); Prof. Marcio Tadeu Francisco (UERJ); Haissa Borges d'Amaral (UERJ); Lais de Andrade Rosa (UERJ); Raquel de Oliveira Wilken (UERJ) – A oficina situa-se como uma atividade de extensão que tem o propósito de discutir com os jovens universitários acerca da sexualidade e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A proposta é fazer com que os jovens reflitam sobre o comportamento sexual e os riscos a que ficam expostos quando praticam sexo inseguro.

Minicursos (Sexta-feira e sábado):
Minicurso 1 - Cibercultura, subjetividades e práticas escolares: situando os novos sujeitos da educação – Helenice Mirabelli Cassino Ferreira (doutoranda ProPEd/ UERJ), Dilton Ribeiro do Couto Junior (UERJ), Ana Carolina Pereira da Silva Rosa (UERJ), Rafael Arosa de Mattos (UERJ) e Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves (UERJ)  - Os modos de viver na contemporaneidade são diretamente afetados pelas dinâmicas que se estabelecem a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais e das conexões em rede, que constituem a cultura – ou cibercultura – dos novos contextos sociotécniocos. Conceitos como mobilidade, ubiquidade, locatividade, convergência, hipermídia, compartilhamento, redes sociais da internet e ciberativismo estão na pauta daqueles que tentam entender as práticas sócio-culturais e constituições de subjetividades dos jovens sujeitos para pensar ações educativas que estejam em sintonia com o nosso tempo histórico.  Entender os usos das tecnologias não pelo viés instrumental, mas como fator que se constitui como cultura é, portanto, a proposta de reflexão deste mini-curso, que trará para a discussão alguns estudos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do grupo “Infância, Juventude, Educação e Cultura” do ProPEd UERJ.
Minicurso 2 - Política de proibição às drogas e educação: aspectos da pedagogia do medo – Profa. Maria de Lourdes Silva (EDU/UERJ) e Jonatas Carvalho (LEDDES/UERJ) - Este minicurso visa analisar aspectos pedagógicos da política de proibição às drogas adotadas ao longo do século passado no Brasil. Resultado do alinhamento brasileiro às políticas de proibição às drogas encabeçada pelos Estados Unidos, estas se caracterizam pela tentativa de exterminar violentamente um conjunto específico de drogas da experiência humana. Observaremos o papel pedagógico de tais iniciativas tomando como foco de análise os contextos políticos nos quais o problema das drogas foi criado assim como seus propósitos. O objetivo é trazer a complexidade do tema para o campo da educação e dos educadores evidenciando a necessidade da informação e da participação da área nos debates em curso.
Minicurso 3 - Educação mitopoética – Prof. Diogo Santos (EDU/UERJ) - Sabemos que Homero foi conhecido na Grécia antiga como aquele que educou os gregos. Homero foi um mítico bardo que teria composto entre outras obras a Ilíada e a Odisséia, marcos fundadores da cultura helênica e também da cultura literária e filosófica do ocidente. É estranho a nós, homens modernos, pensar que a educação de todo um povo e a formação de toda uma civilização cabe a obra de um poeta mítico. Para pensarmos o que seria essa constituição devemos pensar: o que seria o mito e o que seria uma educação pelo mito?
Minicurso 4 - O momento de entrada da criança e sua família na creche – Profa. Vera M.R. de Vasconcellos (EDU/UERJ) e Daniele V. de Azevedo (NEI:P&E/UERJ) - O minicurso convida a discutir o momento de entrada da bebê/criança e sua família na creche. O objetivo é pensar o processo de desenvolvimento dos bebês e as relações creche-famílias e professores/educadores-famílias, privilegiando as interações criança-criança e criança-educador. Nosso objetivo é discutir a necessidade de um processo diferenciado de entrada da criança e sua família na creche (inserção), entendendo este como um momento novo e delicado para todos, inclusive educadores (em formação ou formados) e a importância do processo de inserção na relação creche-família.
Minicurso 5 - Lidando com a diversidade em sala de aula: práticas de inclusão - Suzanli Estef (FAETEC); Vera Lúcia Alves dos Santos (FUNDEC); Cristina Angélica Mascaro (FAETEC e UERJ); Márcia Marin (CPII e UERJ); Carla Fernanda Siqueira (UERJ); Nathália Eugênio (UERJ); Raquel Lanine (UERJ) - Diferenciações pedagógicas traduzem buscas e práticas vivenciadas em processos de inclusão escolar. Acolher a diversidade e promover a equidade são ações necessárias à educação atual. Diferenças significativas nos processos de aprendizagem existentes na sala de aula exigem respostas educativas que favoreçam a todos os alunos. Em razão dessas demandas, este minicurso se propõe a: abordar aspectos teóricos referentes à inclusão escolar e diferenciação pedagógica; promover experiências de sensibilização e conscientização acerca de possibilidades e diferenças; apresentar materiais adaptados e estratégias de adequações para o ensino. 

Minicurso 6 - Áreas e perímetros de figuras planas: o uso das Réguas de Cuisinaire - Dora Soraia Kindel (UFRRJ) - O objetivo deste minicurso é problematizar o conceito de área e perímetro. Como elemento mediador da aprendizagem, utilizaremos as Réguas de Cuisinaire, um material didático estruturado disponível em várias escolas e no mercado e também de fácil confecção. Como educadores, além de pensar no tipo de tarefa, também devemos reconhecer a importância da análise dos diferentes processos de raciocínio dos nossos alunos, seja quando eles estão interagindo com a tarefa individualmente ou coletivamente.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, Brasil – 1997) embora apresentem boas contribuições de conteúdo e objetivos, deixa uma lacuna no que se refere a reflexões mais profundas sobre o ensino e aprendizagem em Geometria em sala de aula. 


Atenção para realizar a inscrição em oficinas ou Minicursos por favor realize no Local do Evento - Sala 12039 F.

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